A Plataforma Objetiva é uma iniciativa criada para contribuir na melhoria da qualificação do mercado, voltada para as empresas produtoras de conteúdo, com ênfase em conteúdo de marca. Promovida pela APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, a plataforma nasceu graças ao projeto “Objetiva Empreendedorismo em Foco”, lançado em 2013 e realizado pela APRO, em parceria com o Sebrae. A fase inicial teve duração de dois anos (Out/2013 – Out/2015) e contou com o apoio da ABPI-TV e do SIAESP. O “Objetiva Empreendedorismo em Foco” é resultado da integração dos três projetos setoriais de exportação audiovisual que contam com o apoio da APEX-Brasil: FilmBrazil (APRO), Cinema do Brasil (SIAESP) e (ABPI-TV). Da união dessas três iniciativas bem-sucedidas nasceu um projeto voltado para formação, com ênfase no mercado nacional e que inclui pequenos e médios produtores.

Objetivos

Atender uma das importantes lacunas para o desenvolvimento do setor que é a qualificação da mão de obra e gestores.

Atender o desafio de um mercado em ampla fase de crescimento, em especial com o advento da Lei nº 12.485/11, que está proporcionando no mercado, grandes mudanças das produtoras brasileiras em manutenção das cotas de programação nacional nas TV's pagas de nosso país.

Estimular as produtoras a crescerem de maneira sustentável.

Ampliar a capacidade de competitividade e de atuação empreendedora.

Guia Audiovisual

Atender uma das importantes lacunas para o desenvolvimento do setor que é a qualificação da mão de obra e gestores do setor Atender o desafio de um mercado em ampla fase de crescimento, em especial com o advento da Lei nº 12.485/11, que está proporcionando no mercado, grandes mudanças das produtoras brasileiras em manutenção das cotas de programação nacional nas TV's pagas de nosso país Estimular as produtoras a crescerem de maneira sustentável Ampliar a capacidade de competitividade e de atuação empreendedora.

1

Gestão Empresarial

2

Gestão do produto audiovisual

3

Roteiro

4

Legislação (Aspectos, societários, tributários, trabalhista, direitos autorais, dentre outros)

5

Legislação (Modelos referenciais de contratos)

6

Leis de incentivo

7

Editas

9

Distribuição e Comercialização

9

Transmídia

Pesquisa e mapeamento do mercado audiovisual

Um dos importantes pilares estruturantes do projeto de capacitação - Objetiva Empreendedorismo em Foco, foi um estudo de mapeamento do mercado audiovisual, elaborado pela APRO em parceria com o SEBRAE e Fundação Dom Cabral.

Focada nos segmentos de publicidade, TV e cinema, o estudo de Mapeamento e Impacto Economico do Setor Audioviusal no Brasil, tem como principais objetivos:

  • Relacionar a importância econômica do setor audiovisual na economia brasileira;
  • Identificar a dinâmica das empresas do setor, em termos de tamanho, estratégias de negócios, características dos empregos entre outras;
  • Analisar principais gargalos para o desenvolvimento da indústria e possíveis estratégias de profissionalização e capacitação das empresas do setor.

Branded Content

Além da propaganda tradicional, a APRO, nos últimos 15 anos, voltou suas atenções para a produção de conteúdo.
As associadas da APRO produzem:

Em tempos de ampliação dos formatos de mídia e dos pontos de contato com o público, branded content e branded entertainment podem ser grandes aliados para falar com o consumidor. A produção de conteúdo se apresenta como uma ótima solução de comunicação para as marcas. Os produtores ganharam muita relevância na estratégia do cliente, trabalhando em parceria com o anunciante e com as agências, participando cada vez mais da criação desses conteúdos. Essa mudança nos coloca em um patamar de protagonismo, crescimento visivelmente percebido ao longo de 2016, e que já nos faz acreditar que esta nova forma de comunicação tende a conquistar espaço no volume de negócios das produtoras.